Tipos de criptografia: Chaves simétricas e assimétricas, DES e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de criptografia. O que é algo criptografado? Quando foi criada? Chaves Simétricas? O que é DES (Data Encryption Standard)? Chaves Assimétricas? Criptografias em redes sem fio é possível?

Página Inicial

O que é algo criptografado?

Existes inúmeras formas de criptografias, são maneiras e técnicas de integrar informações de uma fonte para outra, sem que intermediários consigam decifrar o que está no arquivo. criptografia deixa um texto ilegível tornando possível a leitura apenas pelo destinatário que recebe o segredo da forma correta para ler o texto.

Quando foi criada?

A criptografia vem desde muito tempo atrás, existem registro que já era usada desde 1900 A.C no Egito, quando um escrivão utilizou hieróglifos de padrão diferenciado em uma inscrição. A criptografia foi muito utilizada em tempos de guerras, para evitar interceptação da informação feita pelo inimigo.

Chaves Simétricas?

A chave simétrica é algo utilizado pelo emissor no momento que recebe o conteúdo criptografado. Ou seja essas chaves são utilizadas para criptografar e descriptografar algo. Seu uso não é recomendado para guardar conteúdos de grande importância,

O que é DES (Data Encryption Standard)?

É uma forma de criptografia criada pela IBM, mas não é considerado 100% seguro, pelo fato que possuem chave de 56 bits, essa maneira conseguiu ser quebrada em uma forma conhecida por “força bruta” ou seja trilhares de tentativas de erro.

Chaves Assimétricas?

Sua forma de criptografia são duas chaves, sendo uma privada e outra púbica, essa maneira cria uma chave e é enviada á quem vai receber o arquivo, a chave enviada é a pública. A outra chave é criada para a descodificação, chamada de chave privada, a unica pessoa que conseguira ler o arquivo será quem possuir tais chaves.

Criptografias em redes sem fio é possível?

Sim, as redes sem fio são todas criptografadas, permitindo ser acessada apenas para aqueles que possuírem a senha correta da rede. Porem não são muito seguras, já que abrem grandes possibilidades de interceptações de dados e podem ser facilmente grampeadas por outras redes.

Quais as formas mais usadas de criptografias em redes sem fio?

Existem dois tipos de criptografias que são utilizadas para as redes sem fio.
Criptografia WEP- Possui e utiliza algorítimos RC4, que é na verdade uma chave secreta compartilhada, porém se a chave for comprometida o invasor consegue acompanhar toda a transição de dados da rede.
WPA e WPA2- Surgiu no ano de 2002 devido á uma união chamada IEEE, este tipo de criptografia é utilizado em empresas e é utilizada por muitos órgãos importantes.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes