Tipos de gripe: H1N1 e comum. Graus de gravidade e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de gripe. O que é gripe? Quais são os tipos de gripe conhecidos? Quais infectam o ser humano? A gripe pode causar morte? Quais são seus graus de gravidade?

Página Inicial

O que é gripe?

A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza. O vírus influenza infecta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) podendo atingir diferentes espécies (humanos, aves, suínos, etc.). Existe uma especificidade de certas estirpes para cada espécie, isto é vírus que, por exemplo, infectam habitualmente as aves só raramente infectam humanos. No entanto, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação que lhes confere capacidade de infectar outra espécie.

Quais são os tipos de gripe conhecidos?

Dos três tipos de vírus influenza conhecidos (A, B e C) o tipo A é o mais prevalente e está associado às epidemias mais graves. Os vírus influenza podem infectar uma ampla variedade de hospedeiros.

Quais infectam o ser humano?

O vírus tipo A infecta um vasto leque de hospedeiros, sendo os principais os seres humanos, os suínos, os cavalos e, especialmente, as aves.
O tipo B infecta principalmente os seres humanos, mas recentemente também foi isolado em cães, gatos e suínos.
O tipo C infecta predominantemente os seres humanos, mas não provoca doença clinicamente relevante.

A gripe pode causar morte?

Sim. Os vírus tipo A e B estão normalmente associados a epidemias que podem originar hospitalizações ou morte. Pelo contrário, o tipo C provoca doença respiratória ligeira, ou não provoca qualquer tipo de sintomas, não estando associado a gripe. Consequentemente, os esforços para controlar os surtos de gripe visam apenas os tipos A e B.

Quais são seus graus de gravidade?

A gripe apresenta um curto período de incubação e uma elevada taxa de transmissão.
A gripe faz com que as pessoas se sintam pior do que com uma constipação. Pode originar doenças com maior gravidade, nomeadamente doenças respiratórias que podem levar ao internamento hospitalar, agravando os riscos de saúde dos idosos, dos asmáticos e de todos os que tenham pouca saúde.
Habitualmente benigna, pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crónicas.
O vírus da gripe não causará necessariamente mortalidade alta, embora para os doentes idosos possa antecipar a morte deles. Contudo, durante uma pandemia, a gripe poderá causar grave doença em indivíduos jovens saudáveis.

Tipos de gripes?

Influenza A:
H1N1
H3N2
H1N2
H5N1
H2N2
H7N7
H9N2
H7N2
H7N3
H10N7

Influenza B:
Yamagata
Victoria

Influenza C:
Parainfluenza
Parainfluenza 1
Parainfluenza 2
Parainfluenza 3
Parainfluenza 4
Parainfluenza 4A
Parainfluenza 4B

H1N1 é um vírus novo?

É o subtipo que está causando a atual pandemia de gripe. É interessante notar que o H1N1 não é um subtipo novo. Foi ele o responsável pela pandemia conhecida como Gripe Espanhola, em 1918, talvez a pior pandemia de gripe de todos os tempos (que causou 40 milhões de mortes). Depois disso circulou até 1957, quando desapareceu totalmente, ressurgindo em humanos na década de 70. Desde então, o H1N1 está presente em quase todas as regiões do mundo e é causa frequente de gripe sazonal (gripe comum) todos os anos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes