Tipos de janelas: veneziana, basculante, pivotante, maxim-ares e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de janelas. Janela de correr? Vitrô pivotante? Janela guilhotina? Veja ainda os tipos veneziana, basculante, entre outros.

Página Inicial

Janela veneziana?

É um modelo muito utilizado e é possível encontrar janelas venezianas em metal e madeira. Esse modelo permite a ventilação no ambiente mesmo quando a janela está fechada. Na escolha da janela veneziana, opte por um modelo que tenha vidro na parte de dentro, assim é possível fechar o vidro quando o tempo esfria demais ou deixar só no vidro para deixar a luz natural entrar.

Janela basculante?

A janela ou vitrô basculante é mais utilizada em cozinha, banheiro e área de serviço. Para abrir a janela, é só puxar uma alavanca na lateral e algumas hastes da janela se abrem. O modelo permite a entrada regulada (através da abertura) de vento.

Janela de correr?

A janela de correr é usada em quartos, sala e cozinha. Esse tipo de janela costuma ser maior, e é muito encontrado em quartos de apartamentos. Se a intenção é usar janela de correr no quarto, escolha modelos que tenham outra camada além do vidro, assim é possível controlar a entrada de luminosidade.
Para a sala e cozinha os modelo de janela de correr só de vidro são essenciais para a entrada de luz natural. Os modelos conhecidos como blindex são consideradas janelas de correr e além de práticas, são modernas e ideais para a sala.

Janela oscilo-batente?

Esse tipo de janela é muito versátil e pode ser instalada em diferentes ambientes. A janela oscilo-batente possibilita dois tipos de abertura – abrir ou tombar – permitindo a entrada parcial ou total de vento. Esse modelo de janela ainda permite a escolha de vir só com vidro ou com veneziana e vidro (ideal para quartos).

Vitrô pivotante?

O vitrô pivotante segue a mesma ideia da porta pivotante, de modo que abre para fora, mas de lado. A janela pivotante pode ser usada em salas e banheiros e por seu modo de abrir deixa o ambiente mais moderno.
Os modelos e materiais do vitrô pivotante podem variar, e modelos de madeira e blindex ficam entre os mais usados.

Janelas maxim-ares?

O nome pode parecer diferente, mas é um modelo bem utilizado. A janela maxim-ares é um modelo que abre para fora e por ter diferentes tamanhos pode ser facilmente usada em ambientes pequenos. Esse tipo de janela é muito utilizada em banheiro, área de serviço e em algumas cozinhas que possuem espaço reduzido. Os modelos de janela maxim-ar em blindex também podem ser usados em salas.

Janela guilhotina?

O nome é assustador, mas o modelo é bem conhecido. A janela guilhotina é mais comum de casas antigas, mas atualmente alguns modelos mais moderninhos de janela guilhotina já podem ser encontrados nas lojas. O modelo costuma ser de vidro, e é preciso um pouquinho de força para empurrar uma das partes para cima. Alguns modelinhos até possuem duas folhas que se abrem para fora, assim é possível instalar a janela no quarto para impedir a entrada de sol.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes