Tipos de meningite: Viral, bacteriana, meningocócica e C

Perguntas e respostas sobre tipos de meningite. Meningite Meningocócica? Sintomas da meningite meningocócica? Sintomas da Meningite C? Veja aqui as respostas sobre o assunto

Página Inicial

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e toda a medula espinhal. Existem 2 tipos de meningite, são eles a meningite viral e a meningite bacteriana. Esta doença acomete milhares de pessoas todos os anos e é umas das que mais matam em países mais carentes de saneamento básico e saúde.

Meningite Viral?

A meningite viral é causada por vírus que costumam se manifestar no verão e afetar principalmente jovens a partir dos 15 anos de idade. Esse tipo de meningite é menos grave, e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe como febre, mal estar e dores no corpo, sintomas que se tratados corretamente podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita através do contato direto com secreções de pessoas infectadas.

Meningite Bacteriana?

A meningite bacteriana é geralmente causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Este é um tipo de meningite mais grave e se não for diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais, por exemplo.
Essas bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias e acabam infectando o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar.

Meningite Meningocócica?

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, a meningite meningocócica surge na primavera e no inverno, afetando especialmente crianças. A meningite meningocócica tem cura, mas o tratamento deve ser inciado o mais rápido possível para evitar sequelas neurológicas, como surdez, por exemplo.

Sintomas da meningite meningocócica?

Os sintomas da meningite meningocócica podem ser:

Febre acima de 38º;
Forte dor de cabeça;
Náuseas e vômitos;
Rigidez na nuca, com dificuldade para dobrar o pescoço;
Sonolência e cansaço excessivo;
Intolerância à luz e ruídos;
Manchas roxas na pele.
Os sintomas da meningite meningocócica em bebê podem, ainda, incluir moleira tensa, agitação, choro intenso, rigidez do corpo e convulsões.

Meningite C?

A meningite C é um tipo grave de meningite bacteriana que pode levar à morte se não for tratada prontamente. Ela é causada bactéria Neisseria meningitidis. A doença pode atingir indivíduos de todas as idades e se caracteriza por ter sintomas parecidos com os da gripe. Essa semelhança pode atrasar o diagnóstico deixando sequelas permanentes nas vítimas, como surdez, amputações e lesões cerebrais.

Sintomas da Meningite C?

Febre alta;
Rigidez na nuca;
Dor de cabeça;
Manchas na pele;
Confusão mental;
Vômitos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes