Tipos de ondas: Mecânicas, eletromagnéticas, transversal e outras

Perguntas e respostas sobre tipos de ondas e o que são. Onda mecânica, eletromagnética, longitudinal e transversal. Entenda as diferenças entre cada uma

Página Inicial

O que são ondas?

A Física entende o termo como perturbações propagadas no espaço ou na matéria, que transportam formas de energia. A classificação mais comum feita pelo estudo apresenta dois tipos: ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas. As características que as definem são a direção, energia de propagação e natureza.

Como é feito o estudo delas?

Os cientistas precisam considerar as propriedades das ondas. A velocidade de propagação, o período, a frequência e a amplitude delas definem a abordagem. Eles utilizam uma fórmula para cada característica da onda, para então chegarem ao resultado desejado.

Veja abaixo os principais tipos de ondas:

Mecânicas

São chamadas ondas mecânicas as propagadas através da matéria. As Leis de Newton descrevem o comportamento desse tipo. Podemos citar como exemplos as ondas sísmicas, ondas sonoras e ondas marítimas. Perceba que todas elas atravessam, de alguma forma, a matéria.

Eletromagnéticas

Por óbvio, as ondas eletromagnéticas são o oposto das mecânicas, isto é, não precisam de um meio material para se propagar. Elas resultam da mistura de dois campos, o magnético e o elétrico. As equações de Maxwell descrevem esse tipo. Entre alguns exemplos estão as micro-ondas, o raio-X, as ondas de transmissão de sinais e até a luz.

Transversais

São chamadas transversais as ondas se propagam na direção perpendicular às vibrações das partículas do meio de propagação. É outro tipo de classificação, dentro da qual se encontra a luz, por exemplo.

Longitudinais

De modo oposto, a vibração das partículas do meio de propagação se dá na mesma direção em que a onda longitudinal se propaga. É o exemplo das ondas sonoras.

Existe algum outro tipo de onda?

Além das ondas já mencionadas, há uma classificação de acordo com a direção de propagação. Nesse caso, existem as unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Quando as ondas se propagam em uma só direção, como acontece com ondas em cordas, é unidimensional. Se se propagam em duas direções, são bidimensionais, como é o caso das ondas geradas por perturbações na água. E quando se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras, são tridimensionais.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes