Tipos de professores. Substituto, adjunto, universitário, auxiliar e assistente

Perguntas e respostas sobre tipos de professores. O que são professores? O que são professores leigos? Existem muitos professores leigos no Brasil? Existe algum projeto em benefício a estes professores? Professor universitário?

Página Inicial

O que são professores?

Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações acadêmicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.

O que são professores leigos?

Termo que se refere aos professores sem qualificação pedagógica. A existência de professores leigos é comum em países do terceiro mundo, nas áreas mais pobres e, principalmente, na zona rural.

Existem muitos professores leigos no Brasil?

No Brasil, a existência de professores leigos é mais comum nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde muitos deles estudaram apenas até a 4ª série e a maior parte não terminou o ensino fundamental (antigo 1º grau). Em 1999, cerca de 30%, dos 456 mil professores de ensino fundamental no Norte, Nordeste e Centro-Oeste não tinham habilitação para lecionar. Ainda, de acordo com dados do MEC, do universo de professores leigos existentes no País, na mesma época, cerca de 113 mil não haviam concluído sequer o ensino fundamental.

Existe algum projeto em benefício a estes professores?

Para acabar com a figura do professor leigo, o Ministério da Educação (MEC) criou, em 1999, o Proformação (Programa de Formação de Professores em Exercício), que constitui-se num curso de nível médio, com habilitação em magistério, na modalidade de educação à distância. Seu objetivo é oferecer um curso para professores sem habilitação que atuam nas quatro séries iniciais e classes de alfabetização das escolas da rede pública das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste o domínio dos conteúdos do ensino médio e a formação pedagógica necessários para a melhoria da qualidade de sua prática na sala de aula.

Professor universitário?

Ser professor universitário pode ser um dos caminhos trilhados para uma vida financeira estável e, ainda, para muitos, fazendo aquilo que se mais gosta: transmitindo conhecimento.
Ser professor universitário pode ser um dos caminhos trilhados para uma vida financeira estável e, ainda, para muitos, fazendo aquilo que se mais gosta: transmitindo conhecimento.

Professor adjunto, auxiliar e assistente?

Adjunto: é o que tem o título de Doutor ou de Livre – Docente e ingressa também no nível 1, podendo ser promovido até o nível 4, seguindo a escala de dois em dois anos.
Auxiliar: é o que tem apenas o diploma de graduação e mesmo com alguma especialização ingressa na IES como Auxiliar 1 e de dois em dois será promovido chegando até ao Auxiliar 4.
Assistente: é o que tem o grau de Mestre e ingressa na IES no nível 1, galgando progressão de 2 em 2 anos chegando até o nível 4.

Professor substituto?

É aquele que se submete a concurso para ingressar nas Universidades Federais temporariamente. O artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, prevê a necessidade dessa contratação, quando estabelece em lei “casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”. O contrato, via de regra, é de um ano podendo ser renovado por igual período se houver necessidade. O professor que ocupa esse cargo preenche os requisitos do edital do concurso que o aprovou.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes