Tipos de publicidade: de produto, genérica, comparativa, promoção

Perguntas e respostas sobre tipos de publicidade. Publicidade de produto? Publicidade genérica (ou de commodities)? Publicidade de varejo? Publicidade de classificados? Publicidade comparativa?

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Publicidade de produto?

Em suma esta tem como cunhe objetivo, divulgar produtos e mostrá-los ao consumidor que existe e pode ser uma boa alternativa de escolha de consumo. Publicidade de serviços: esta procura “vender” produtos imateriais como serviços de: bancos, financeiras, seguradoras, agências de turismo, escritórios de advocacia, engenharia entre muitos outros. A publicidade de produto consiste em apresentar um produto ao mercado. Podemos, por exemplo, citar o lançamento de um novo modelo de automóvel; um novo tipo de shampoo etc. Ela atende tanto às necessidades do lançamento em si, quanto às necessidades de share desse produto em relação ao mercado, ou seja, a manutenção ou melhoria das vendas ou da imagem e qualidade (expectativas de mercado) que se tem deste produto.

Publicidade genérica (ou de commodities)?

Publicidade genérica (ou de commodities): analisamos a pouco o caso: “coma chocolate, chocolate é alimento”
nesta “frase”, pode-se perceber que os esforços dirigem-se para a promoção de um atributo genérico portanto amplo, no mais, comum a toda uma categoria de produtos de chocolate. Assim, a publicidade pioneira recebeu o nome de publicidade genérica, tendo reservado a elas três atividades primárias: injetar informações em sistemas de comunicação, ou marketing, realizar a coordenação dos programas de informação entre
produtores com objetivos comuns, e destacar os atributos comuns de uma determinada categoria de produto. Publicidade de commoditties.

Publicidade de varejo?

Publicidade de varejo: os produtos anunciados são patrocinados pelo intermediário, no caso, o varejista. Exemplo: “supermercados” ao divulgar os produtos fornecidos, neste tipo de publicidade os fornecedores não investem, somente o “supermercado” que patrocina a comunicação.

Publicidade de classificados?

Publicidade de classificados: os anúncios classificados divulgam mensagens de compra, venda ou aluguel de imóveis, móveis, serviços profissionais, empregos etc. A publicidade de classificados é de grande importância no faturamento de muitos jornais, servindo às vezes como a própria mola de investimentos (jornais internos), sejam da grande imprensa, ou seja, dos chamados “jornais de bairro”.

Publicidade comparativa?

Publicidade comparativa: faz insinuação alusiva aos produtos e serviços dos concorrentes. O anunciante contrapõe a sua própria oferta com a do concorrente, objetivando mostrar a superioridade de seus produtos. A comparação se dar em níveis de preço, de qualidade ou determinadas características dos produtos comparados. Esta publicidade muitas vezes é vetada por práticas abusivas e comparações difamatórias.

Publicidade cooperativa?

Publicidade cooperativa: é a divulgação de um produto realizado conjuntamente pelo fabricante com um ou mais lojistas, ou inversamente, associação de vários fabricantes a uma grande loja, para a produção de anúncios conjuntos. Diferentemente a de varejo.

Publicidade de promoção e Publicidade legal?

Publicidade de promoção: uma das mais utilizadas no varejo. Divulga a promoção de vendas por meio de anúncios e comerciais veiculados nas mídias: rádio, televisão, cinema, jornal, revista, outdoor.
Publicidade legal: compreende os anúncios, cuja, publicação é exigida das empresas de capital aberto, de fundações, de cooperativas de associação e entidades de classe, dos órgãos da administração pública direta ou indireta, por lei ou regulamentação específica, a exemplo de balanços e balancetes, comunicados, convocação de assembleias, avisos e editais.



 

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