Tipos de respiração: Aeróbica e anaeróbica, pulmonar, cutânica e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de respiração. O que é respiração? Respiração Aeróbia? Respiração Anaeróbia? Respiração Pulmonar? Respiração Traqueal? Respiração Branquial? Respiração Cutânica?

Página Inicial

O que é respiração?

A Respiração é um processo por meio do qual os organismos trocam oxigênio e dióxido de carbono com o ambiente, convertendo moléculas energéticas na energia necessária para a realização das atividades de seu metabolismo como o crescimento, reprodução, entre outras.

Respiração Aeróbia?

A Respiração Aeróbia ocorre com a presença de oxigênio (O2) substância receptora final dos átomos liberados de hidrogênio, produzindo mais energia em comparação com a Anaeróbia. Ela acontece em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. A glicólise ocorre fora da mitocôndria, sem a participação de oxigênio. O ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior da mitocôndria com oxigênio.

Respiração Anaeróbia?

A Respiração Anaeróbia ocorre sem a presença do oxigênio. Ela produz menos energia (ATPs) do que a Aeróbia. Muitas bactérias não sobrevivem a ambientes com o gás oxigênio, sendo denominadas anaeróbias obrigatórias. Entretanto, existem outros tipos de bactérias que conseguem se adaptar a ambientes com ou sem O2 , chamadas de anaeróbias facultativas. A principal forma de obtenção de energia por respiração anaeróbica é através da fermentação, que ocorre nas nossas células musculares, onde o fornecimento de oxigênio não é suficiente para suprir o esforço necessário.

Respiração Pulmonar?

Os pulmões são especies de bolsas de ar localizadas no interior do corpo de alguns seres vivos, nas quais o ar entra e saí num processo de ventilação pulmonar. Neles são realizadas as trocas gasosas e o oxigênio é levado para todo o corpo através do sangue ou da hemolinfa, havendo uma relação com o sistema circulatório.

Respiração Traqueal?

Já as traqueias são um sistema de túbulos que têm contato direto com o exterior e, em alguns seres vivos, levam o oxigênio direto para os tecidos, o que torna a respiração independente do sistema circulatório.

Respiração Branquial?

Esse tipo de respiração é realizado por sere vivos que vivem na água ou permanecem nela em ao menos um estágio de seu desenvolvimento. Neles, a presença de lamelas ricamente vascularizadas possibilitam as trocas gasosas com a água, já que é aproveitado o fluxo constante da água e não são realizados movimentos de inspiração e expiração.

Respiração Cutânica?

Nesse processo as trocas gasosas são realizadas no tegumento (pele ou epiderme) do indivíduo, que para isso é ricamente vascularizada. Além da necessidade de viver em ambientes úmidos, há também especializações na sua pele que permitem a produção constante de múcuo, o que permite o transporte de gás oxigênio e dióxido de carbono dissolvidos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes