Tipos de rochas sedimentares: detríticas, quimiogênicas e biogênicas

Perguntas e respostas sobre tipos de rochas sedimentares. Como elas são formadas? Carbonato de sódio? Rochas sedimentares quimiogênicas? O que é uma rocha sedimentar?

Página Inicial

O que é uma rocha sedimentar?

Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. A importância econômica das rochas sedimentares deve ser destacada levando-se em conta a sua grande utilização principalmente na área da construção civil. Isso sem mencionar que tais rochas são as fontes de petróleo e hidrocarbonetos, de importância capital para a economia atual. Ainda é necessário destacar a já mencionada importância de tais rochas nos estudos de paleontologia, pois são fontes riquíssimas de fósseis de antigos animais e plantas.

Como elas são formadas?

Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.

Qual o tipo mais comum existente?

O tipo mais comum de rocha sedimentar é a do processo descrito acima, que receberá o nome de clástica ou mecânica. Há outro tipo sedimentar cuja matéria que o forma é predominantemente orgânica, com destaque para litificação de restos orgânicos, como os do carvão. O processo é virtualmente o mesmo das rochas sedimentares clásticas, porém este grupo recebe o nome de rocha sedimentar orgânica.

Carbonato de sódio?

Um terceiro tipo importante de rocha sedimentar é produto da precipitação de elementos químicos como o carbonato de cálcio ou halita (sal de cozinha), onde os sais são dissolvidos na água de lagos, lagunas, mares rasos, precipitando-se através da evaporação da água. Estas são as rochas sedimentares químicas.

Rochas sedimentares detríticas?

Rochas sedimentares detríticas – predominantemente constituídas pelos detritos de outras rochas, resultante do processo conhecido como “meteorização” de outras rochas já existentes. As sedimentares detríticas apresentam-se de duas formas, podendo ser:
não consolidadas, como depósito de balastros, areias, siltes e argilas, e consolidadas, formadas pela consolidação destes mesmos sedimentos detríticos por diagênese.

Rochas sedimentares quimiogênicas?

Rochas sedimentares quimiogênicas – originárias do processo de precipitação de minerais em solução. Neste grupo temos o calcário, o gesso e o sal-gema.

Rochas sedimentares biogênicas?

Rochas sedimentares biogênicas – são rochas constituídas de sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou resultantes de sua atividade. Exemplos de rochas sedimentares biogênicas são o calcário e o carvão.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes