Tipos de verbos: Auxiliar, de ligação, imperativo, irregular, transitivo e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de verbos. Verbo depoente? Verbo irregular? Verbo Transitivo, Verbo Transitivo Direto e Verbo Transitivo Indireto?

Página Inicial

Verbo auxiliar?

Verbo auxiliar:
Denominação do verbo que, nos tempos compostos, se antepõe ao principal e exprime pessoa, número, tempo e modo. São aqueles que entram na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. O verbo principal, quando acompanhado de verbo auxiliar, é expresso numa das formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Exemplo: Vou espantar as moscas.
Vou: verbo auxiliar
Espantar: verbo principal no infinitivo.

Verbo de ligação?

Verbo de ligação:
Termo que designa, em gramática, o verbo que não indica ação, mas estado, qualidade ou condição do sujeito. Os verbos de ligação não indicam ação. Estes verbos fazem a ligação entre 2 termos: o sujeito e suas características.
Estas características são chamadas de predicativo do sujeito.
Ex. Maria é inteligente.

Verbo depoente?

Verbo depoente:
Designação do verbo que, embora apresente a forma passiva, não exprime passividade, dentre os quais se incluem verbos de movimento, é o verbo latino que possui forma passiva mas sentido ativo. Em português existe também um verbo de forma ativa com sentido passivo, a saber, o verbo apanhar no sentido de receber pancadas de alguém. Assim: Marina apanhou da mãe, o verbo tem forma ativa, mas sentido passivo, ou seja, a mãe exerce a ação que finaliza no sujeito, Marina.

Verbo Intransitivo?

Verbo Intransitivo:
Nome dado ao tipo de verbo cuja predicação expressa uma ideia completa e que não exige complemento. Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los.

Verbo irregular?

Verbo irregular:
Denominação do verbo que não segue o paradigma de sua conjugação, afasta-se de sua forma básica em determinadas flexões, com desvios no radical, na vogal temática ou nas desinências, são verbos que não se encaixam nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugados.

Verbo imperativo?

Verbo imperativo:
O imperativo é o modo verbal pelo qual se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso. Este modo pode ser afirmativo ou negativo.
O modo imperativo negativo requer uma palavra negativa precedendo o verbo.
No imperativo ajuda você na locução adverbial, as formas de 2° pessoa (do singular e plural) originam-se do presente do indicativo, sem a última letra s; as demais são as mesmas do presente do subjuntivo, excetuando-se o verbo ser.

Verbo Transitivo, Verbo Transitivo Direto e Verbo Transitivo Indireto?

Verbo Transitivo Termo que designa, em gramática, o verbo que não tem sentido completo e precisa de um complemento.

Verbo Transitivo Direto:
Termo que designa, em gramática, o verbo que tem o sentido completado por um objeto ligado a ele diretamente, sem preposição. Ele pede complemento, Não necessitando de Preposição.
Ex: Comprar, vender, quebrar
Ex: Eu (Comprei/Vendi/quebrei) o copo

Verbo Transitivo Indireto:
Termo que designa, em gramática, o verbo que tem o sentido completado por um objeto ligado a ele por meio de uma preposição. Pede complemento, necessitando de preposição.
Ex: Necessitar, Precisar,chegar, obedecer
Ex:Eu (necessito/ preciso) de funcionários



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes