TJSC – Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre o TJSC - Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Como funciona o programa que permite conhecer o tribunal? Poder judiciário em Santa Catarina

Página Inicial

Como é o poder judiciário do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina)?

Considerado como guardião da liberdade, defende direitos sociais e individuais, conta com o poder judicial detentor que cuida das leis processuais, o poder judiciário de Santa Catarina pode aplicar o direito seja em âmbito nacional, ou positivado por diversos órgãos estatais.

Como é a justiça exercida pelo TJSC?

O TJSC orienta-se por normas da constituição do estado, em Santa Catarina existe o artigo 77 da Constituição Federal, onde decreta quais os órgãos serão responsáveis por cada tipo de processo com tribunal de justiça, tribunal de juri, juiz de direito entre outros cargos a serem exercidos.

Como é o TJSC?

Sua cede encontra-se na capital de Santa Catarina no caso Florianópolis, conta com sessenta e dois desembargadores, entre os desembargadores tem magistrados, advogados e membros do ministério público, o TJSC tem direito sobre todo o território de Santa Catarina.

Qual a ação que se destaca criada pelo TJSC?

O programa criado pelo TJSC chama-se “Sinal verde para conciliação” onde seus objetivos é preservar os amigos, a saúde, buscar paz, cuidar do meio ambiente para a futuras gerações, para que possa ser feito á celeridade da justiça e traga cultura e uma boa sustentabilidade.

Como era o TJSC em 1891?

Contava com tribunais correcionais, juízes de paz, tribunal para juri, juizes de direito para investigações de processos e o Superior Tribunal de Justiça que já tinha desde aquela época sua cede na capital de Santa Catarina.

Qual a visão e missão que busca o TJSC?

A visão é ter o reconhecimento como sendo um juizado igualitário julgando conforme manda a lei sem ceder para nenhuma das partes desigualmente, sua missão realizar uma justiça humana e solucionar os conflitos.

Como funciona o programa que permite conhecer o TJSC?

O TJSC possui um programa voltado aos estudantes, com objetivo de mostrar seus serviços prestados para a comunidade,exibir o patrimônio histórico e cultural que é a instituição e dar um pouco de entendimento para os estudantes de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e acadêmico sobre o trabalho que é realizado pelo Tribunal.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes