UNIP FIES, boleto e central do aluno

Perguntas e respostas sobre o uso do FIES na UNIP, informações e dicas sobre a emissão e pagamento do boleto das mensalidades e a central do aluno no site da universidade.

Página Inicial

A UNIP aceita o FIES como pagamento das mensalidades?

Sim. O FIES é aceito e amplamente divulgado para os alunos. Aqueles que pretendem aderir ao financiamento estudantil podem procurar a secretaria da UNIP na unidade onde estudam ou pretendem estudar que conseguirão os documentos e informações necessárias para aderir ao FIES.

Quais as vantagens do FIES?

A taxa de juros é muito baixa, embora em 2015 houve mudanças no programa e uma elevação da taxa de juros que saiu de 3,5% a.a para 6,5% a.a. Ainda assim é uma taxa baixa se comparado com outras modalidades de financiamento no Brasil.

Além da taxa de juros o prazo para pagamento também é muito vantajoso, já que o aluno só começa a pagar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso dele (parece que este prazo será diminuído para 12 meses). Com isso o aluno consegue terminar a faculdade e ter um tempo para começar a trabalhar para então começar a pagar o financiamento.

A emissão do boleto só pode ser feita pela central do aluno?

Inicialmente sim. Caso exista problemas para a emissão dele pela central do aluno é necessário procurar a secretaria da UNIP para tentar fazer a emissão dele diretamente na secretaria ou receber pelo Correio.

Além do boleto, que outros recursos há na central do aluno?

A central do aluno é uma espécie de secretaria virtual, onde é possível emitir o boleto online, ter acesso a notas de provas e do boletim online, comunicados da universidade para os alunos, pendência de documentação, entre outras informações.

O que acontece se eu atrasar o pagamento do boleto?

Normalmente o boleto tem um desconto para quem paga até dia 5, com isso se você pagar até este dia, tem o desconto. Se pagar depois disso perde o desconto e ai tem de pagar o valor cheio do boleto. Se atrasar muito, no próximo boleto virá a multa por atraso.

Quem foi aprovado no FIES pode usá-lo inclusive para mensalidades já pagas?

O programa está passando por mudanças e na data deste artigo ainda havia certas indefinições, mas se nada for mudado neste sentido, parece que pelo menos as mensalidades do semestre podem ser cobertas pelo FIES, mesmo que você já tenha pago os boletos referentes a essas mensalidades. Mas esta informação você deverá checar pois não tenho certeza de como ficará daqui para a frente.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes