Vestibular, Vestibulinho e processo seletivo. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre vestibular, vestibulinho e outros processos seletivos que são usados por escolas, faculdades e empresas para selecionar pessoas ou candidatos.

Página Inicial

O que é vestibular?

Vestibular é o nome mais usado pelas faculdades ou universidades para o seu processo de seleção de pessoas para preencher as vagas nos seus cursos superiores. O termo é muito conhecido e em alguns casos ele assume nome próprio, como é o caso da Fuvest que é o vestibular da USP e atualmente até o ENEM poderia também entrar na lista.

O que processo seletivo?

Processo seletivo é o nome comum de todos os vestibulares, vestibulinhos e outros tipos de processos de seleção de pessoas, quer sejam ara faculdades, escolas, empresas ou outras organizações quaisquer.

O que é vestibulinho?

Como já citado acima ele é um tipo de processo de seleção, talvez mais empregado em algumas escolas públicas para escolha de alunos que deverão preencher as vagas, especialmente no ensino médio e técnico.

Por que esses processos são necessários?

A função de tais processos é no sentido de que geralmente as vagas disponíveis são menores que a demanda e desta forma justifica-se o uso de algum processo que seja o mais justo possível, para determinar e selecionar as pessoas que irão preencher as vagas disponíveis.

O ENEM é um processo seletivo?

Ele não foi criado para este fim, já que sua função inicial era na verdade de avaliar a qualidade do ensino médio, mas com o tempo ele passou a ser adotado pelas universidades, especialmente as federais em substituição ao seu vestibular tradicional e desta forma, hoje, podemos afirmar que embora ele não seja em si um vestibular, ele pode e é usado como forma de seleção de alunos.

Entrevistas podem ser consideradas processos de seleção?

Sim, especialmente no caso de entrevistas de emprego onde os candidatos geralmente são selecionados usando como critério, em partes, o seu desempenho em uma entrevista de emprego.

Mas tais processos não são injustos com as pessoas menos qualificadas?

Pois é. Esta é uma questão que daria uma boa discussão e em partes creio que é injusto sim. Infelizmente as escolas, empresas, faculdade e universidades sempre pautam pelos melhores, mais qualificados ou outros adjetivos. Isto cria diversos problemas para muitas pessoas que por uma série de motivos não conseguem obter um bom resultado nesses processos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes