Vigia e vigilante. Cursos, mulheres, reciclagem e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de vigia e vigilante. Qual a formação necessária? Existe pré-requisitos para a realização do curso de formação de vigilantes? Mulheres, reciclagem e outros

Página Inicial

O que faz uma vigia?

O vigilante ou vigia é responsável por guardar aquilo que lhe foi incumbido. Assim, e na grande maioria dos casos, os vigias atuam com segurança patrimonial, ou seja, são responsáveis por zelar por patrimônios e equipamentos que se encontram dentro do local, sejam eles de natureza governamental ou de natureza privada.

Qual a formação necessária?

Para tornar-se um vigia é necessário realizar um curso específico em instituições regulamentadas e aptas para lecionar. O curso costuma ter duração de aproximadamente 30 dias e nele são abordadas técnicas de defesa pessoal, manejo de arma de fogo, linguagem técnica específica, dentre outras tarefas.

Existe pré-requisitos para a realização do curso de formação de vigilantes?

Para a realização do curso é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso de homens), ter sido aprovado nos exames de saúde física, mental e psicotécnica, não possuir antecedentes criminais, ter idade mínima de 21 anos e possuir, no mínimo, o primeiro ciclo do ensino fundamental completo (4ª série).

As mulheres têm vez no mercado de vigilância?

Sim, cada vez mais as empresas estão procurando mulheres para atuarem com vigilância, especialmente em casos que envolvam segurança patrimonial e lidar com pessoas.

É preciso atualização ou reciclagem?

Sim, é preciso fazer a reciclagem profissional, incluindo a reciclagem relativa ao manejo de armas de fogo.

Quais os ramos de atuação de um vigilante?

O profissional pode exercer diversas atividades, que vão desde porteiro até agente de segurança. A segurança patrimonial é um dos ramos que mais requisitam profissionais, sendo que em muitas empresas não é necessário o porte de arma de fogo. Já quando o vigia atua em instituições bancárias, carros fortes, cofres e outros tipos de estabelecimentos que envolvem grande quantidade de valor monetário ou de bens, a posse de arma de fogo é obrigatória, assim como o adicional de periculosidade.

Quais as perspectivas de ganho?

Em carteira, o vigilante pode ganhar até R$1.800,00. Mas muitas empresas oferecem auxílios que são muito atraentes. Além disso, as horas extras também são bastante significativas, e aqueles que trabalham em turnos noturnos têm adicional de 20% por hora quando comparado aos que trabalham em turnos diurnos.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes