Medicina na Bolívia e Universidades da bolivianas. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre medicina na Bolívia. Posso trabalhar no país para ajudar nos custos do curso de medicina ? Quais as ventagens de estudar fora do país?

Página Inicial

Porque fazer medicina na Bolívia e não no Brasil?

Muitos jovens fazem a opção de estudarem medicina na Bolívia, mesmo tendo grandes instituições brasileiras que fornecem uma graduação de qualidade. Isso porque aqui no Brasil os custos de uma graduação em medicina custa uma verdadeira fortuna e a concorrência para instituições públicas é extremamente grande. Na Bolívia os custos de vida são bem menores do que no Brasil.

Na Bolívia existem instituições de graduação tão boas quanto as do Brasil. Algumas reconhecidas mundialmente. Isso independente da instituição ser pública ou privada.

Estudando fora do país eu posso trabalhar no Brasil normalmente?

Pode. Mas para isso você precisa passar por alguns processos legais. Isso porque as universidades da Bolívia apesar de terem uma excelente qualidade de ensino, não são reconhecidas pelo MEC. Para trabalhar no Brasil após a conclusão do curso de medicina na Bolívia, você vai precisar fazer diversas provas para comprovar seu conhecimento. Passando em todas as provas o MEC te dará autorização para exercer a função aqui no Brasil.

Basicamente é o que se chama de revalidar o diploma aqui no Brasil. Aliás, este fato deu muita discussão na época em que o governo brasileiro “importou médicos” de Cuba para o Programa Mais Médicos e até onde eu sei os mesmos não passaram pela revalidação, o que causou indignação por parte de muitos profissionais da área. Mas ali, foi uma exceção.

Posso trabalhar na Bolívia para ajudar nos custos do curso de medicina?

Sim. Qualquer pessoa que entra no país legalmente e tem o visto do Mercosul pode trabalhar. Mesmo indo para lá já com uma estabilidade financeira planejada para passar esses anos, você pode arrumar um emprego para ajudar em qualquer imprevisto. Lembrando que, assim que acabar seu curso você tem que sair do emprego e voltar ao Brasil. Caso queira continuar lá trabalhando e talvez até morando, você vai precisar de um novo visto. Que não é tão difícil de conseguir.

Quais as ventagens de estudar lá?

As vantagens são grandes : Menor custo de vida, aprendizado em diferentes línguas, aprendizado em novas culturas.

Quais as desvantagens?

Não há muitas desvantagens em se estudar na Bolívia. Você precisa levar em conta que vai passar muito tempo longe de familiares e amigos. Precisa ter paciência e focar em seus objetivos para não desistir no meio do caminho.

Quanto tempo dura um curso de medicina na Bolívia?

Como em qualquer outra instituição, o curso de medicina tem duração de 6 anos. Isso sem a especialização. Para se ter uma especialização são mais 4 anos. Mas eu recomendo fazer os seis anos de medicina na Bolívia, voltar ao Brasil, exercer a função e fazer a especialização aqui. Será um tempo importante para pensar exatamente na especialização que se quer fazer.



 

Veja também

 


© 2017   |   FAQ: Perguntas e Respostas Frequentes